Na hora de comprar ou vender um automóvel usado, a primeira pergunta que surge é: Quanto vale este carro? Esta é uma pergunta difÃcil de responder pois cada carro possui uma caracterÃstica. A grande gama de modelos e opcionais também influencia na hora de determinar o valor.
Para tentar ajudar a desvendar estes mistérios, preparamos algumas dicas para você:
1 - A famosa Tabela Fipe é a referência de valor usada principalmente pelas seguradoras e financeiras. Por se tratar de uma média nacional dos preços negociados por cada modelo de veÃculo, estas empresas utilizam esta referência para determinar o prêmio do seguro e também o financiamento sobre o veÃculo. Isso não quer dizer que o valor do veÃculo é exatamente aquele determinado na tabela. Por se tratar de grandes empresas, com abrangência nacional, a utilização de um valor médio é mais prática e menos custosa do que solicitar a avaliação individual de cada veÃculo, considerando o enorme volume de transações que estas empresas realizam diariamente.
2 - Cada carro usado possui uma caracterÃstica única. Da mesma forma como no ser humano, não existem dois carros usados iguais. Por maiores que sejam as semelhanças, como ano, modelo, opcionais, cor etc, cada veÃculo é utilizado e mantido de forma diferente. Dois veÃculos idênticos, vendidos 0km para clientes distintos, terão caracterÃsticas privativas à medida que forem utilizados. Um pode rodar estritamente no trânsito urbano enquanto o outro pode ser utilizado mais em estradas. Um pode realizar todas as manutenções previstas no manual enquanto outro não faz as revisões. Um pode sofrer colisão enquanto outro se mantém intacto. A lista de diferenças poderia ser tão grande que não caberia neste post. Por essa razão, cada carro usado deve ser avaliado levando-se em conta sua caracterÃstica própria.
3 - Como avaliar então um automóvel usado? Partindo-se do princÃpio que a FIPE é o preço médio, podemos considerar este valor como ponto de partida. A partir dele, uma análise do carro vai determinar com mais precisão seu valor de mercado.
VeÃculos que sofreram colisão leve ou média terão de um decréscimo de 10 a 20% em seu valor.
VeÃculos com quilometragem acima da média também terão uma desvalorização entre 10 e 15%. ( A km média utilizada como referência são 15mil km por ano )
VeÃculos que não sofreram nenhum tipo de colisão, que estão dentro da média de km e que possuem um histórico completo de manutenção, poderão ter seu preço valorado entre 5 e 10% acima da tabela.
Estes percentuais são apenas uma referência, pois além disso vários outros fatores influenciam, como a aceitação de determinado modelo pelo mercado, cor, região do paÃs, custo de manutenção, etc .
4 - Caso ainda persista alguma dúvida, o melhor a fazer é procurar uma empresa especializada para realizar a avaliação. Neste caso será feita uma vistoria no veÃculo para determinar o seu real estado e uma pesquisa mercadológica do modelo especÃfico e da região em que o carro está sendo negociado. O know-how de um profissional também conta para realizar uma avaliação assertiva.
Em Belo Horizonte, a empresa Perito Automotivo realiza avaliação de veÃculos, emitindo um laudo sobre o estado e valor de mercado.
Para mais informações, visite nosso site ou ligue : (31) 3342.3760